5 Maneiras de Prevenir as Varizes

velha senhora mão com anel e varizes - 5 Maneiras de Prevenir as Varizes

As varizes afetam muitas pessoas, principalmente mulheres. No entanto, a verdade é que muitos de nós não sabem exatamente o que elas são. Afinal o que são as varizes? As varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem quando o sangue que chega às pernas não retorna ao coração, devido ao corpo ter uma dificuldade em fazer circular o sangue de forma apropriada. O sangue fica estagnado nas veias das pernas e provoca dilatação.

Para além da questão estética, as varizes também podem causar bastante cansaço, inchaço, desconforto e ardor nas pernas. O desenvolvimento de varizes é mais comum nas mulheres porque o estrogénio e a progesterona, duas hormonas femininas, têm tendência a dilatar e a enfraquecer os vasos sanguíneos após os 30 anos ou após uma gravidez.

Embora a genética tenha um grande peso em ditar se alguém vai desenvolver varizes ou não, há formas de tentar evitá-las. Apresentamos cinco dicas para prevenir as varizes antes que elas apareçam.

Controle o seu peso

medição de fita azul em vidro transparente escala de pesagem quadrado - 5 Maneiras de Prevenir as Varizes

Pessoas com excesso de peso têm uma predisposição relevante para ter varizes. Após chegar às pernas, o sangue precisa de voltar ao coração, mas se encontrar demasiada massa gorda pelo caminho, o trajeto será difícil, porque os vasos estão pressionados pelo peso.

Pratique atividade física

mulher correndo no parque enquanto escuta em seu telefone celular - 5 Maneiras de Prevenir as Varizes

É sabido que o exercício melhora a circulação sanguínea, um fator absolutamente essencial para evitar as varizes. É, na realidade, o mais importante. No entanto, se tiver predisposição genética para as varizes, não deve abusar de atividades de alto impacto como a musculação. Elas aumentam a tensão e consequente dilatação dos vasos. Caminhadas são muito aconselhadas. O desporto praticado de forma adaptada e consciente ajuda a diminuir o stress, outro fator que contribui para a tensão.

Use sapatos confortáveis

calçado de corrida calçado banco de renda - 5 Maneiras de Prevenir as Varizes

Sapatos que sejam desconfortáveis, seja porque são demasiado achatados ou apertados, têm o número errado para o pé, ou têm um salto demasiado fino e alto, fazem com que se ande e pise de forma incorreta. Isso dificulta o bom fluxo sanguíneo de volta ao coração e promove a acumulação de sangue nas veias das pernas.

Não esteja muito tempo na mesma posição

grupo de mulher fazendo yoga na academia - 5 Maneiras de Prevenir as Varizes

Passar muito tempo em pé ou sentado faz com que exerça demasiada pressão nos vasos sanguíneos das pernas. O surgimento de varizes poderá ser uma consequência devido a, mais uma vez, o fluxo sanguíneo pelo corpo ser prejudicado. Uma dica consiste em levantar o corpo apenas com os dedos dos pés algumas vezes por dia. Além disso, a cada duas horas na mesma posição, deve caminhar por um ou dois minutos.

Use meias de compressão

mulher com meia preta ao lado da parede - 5 Maneiras de Prevenir as Varizes

Estas meias auxiliam no bombeamento do sangue e descompressão dos vasos. Por consequência, diminuem o cansaço e o inchaço nas pernas. Deve, porém, consultar um médico antecipadamente para que lhe possa recomendar o tipo adequado de meia de compressão.

O blog Estética e Beleza compromete-se a apresentar-lhe dicas como estas para os mais variados temas do seu interesse.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *