As varizes afetam muitas pessoas, principalmente mulheres. No entanto, a verdade é que muitos de nós não sabem exatamente o que elas são. Afinal o que são as varizes? As varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem quando o sangue que chega às pernas não retorna ao coração, devido ao corpo ter uma dificuldade em fazer circular o sangue de forma apropriada. O sangue fica estagnado nas veias das pernas e provoca dilatação.
Para além da questão estética, as varizes também podem causar bastante cansaço, inchaço, desconforto e ardor nas pernas. O desenvolvimento de varizes é mais comum nas mulheres porque o estrogénio e a progesterona, duas hormonas femininas, têm tendência a dilatar e a enfraquecer os vasos sanguíneos após os 30 anos ou após uma gravidez.
Embora a genética tenha um grande peso em ditar se alguém vai desenvolver varizes ou não, há formas de tentar evitá-las. Apresentamos cinco dicas para prevenir as varizes antes que elas apareçam.
Controle o seu peso
Pessoas com excesso de peso têm uma predisposição relevante para ter varizes. Após chegar às pernas, o sangue precisa de voltar ao coração, mas se encontrar demasiada massa gorda pelo caminho, o trajeto será difícil, porque os vasos estão pressionados pelo peso.
Pratique atividade física
É sabido que o exercício melhora a circulação sanguínea, um fator absolutamente essencial para evitar as varizes. É, na realidade, o mais importante. No entanto, se tiver predisposição genética para as varizes, não deve abusar de atividades de alto impacto como a musculação. Elas aumentam a tensão e consequente dilatação dos vasos. Caminhadas são muito aconselhadas. O desporto praticado de forma adaptada e consciente ajuda a diminuir o stress, outro fator que contribui para a tensão.
Use sapatos confortáveis
Sapatos que sejam desconfortáveis, seja porque são demasiado achatados ou apertados, têm o número errado para o pé, ou têm um salto demasiado fino e alto, fazem com que se ande e pise de forma incorreta. Isso dificulta o bom fluxo sanguíneo de volta ao coração e promove a acumulação de sangue nas veias das pernas.
Não esteja muito tempo na mesma posição
Passar muito tempo em pé ou sentado faz com que exerça demasiada pressão nos vasos sanguíneos das pernas. O surgimento de varizes poderá ser uma consequência devido a, mais uma vez, o fluxo sanguíneo pelo corpo ser prejudicado. Uma dica consiste em levantar o corpo apenas com os dedos dos pés algumas vezes por dia. Além disso, a cada duas horas na mesma posição, deve caminhar por um ou dois minutos.
Use meias de compressão
Estas meias auxiliam no bombeamento do sangue e descompressão dos vasos. Por consequência, diminuem o cansaço e o inchaço nas pernas. Deve, porém, consultar um médico antecipadamente para que lhe possa recomendar o tipo adequado de meia de compressão.
O blog Estética e Beleza compromete-se a apresentar-lhe dicas como estas para os mais variados temas do seu interesse.